Como a tecnologia pode ajudar no desenvolvimento das crianças?

Já falamos aqui no blog do NTCR-C sobre como o uso excessivo de tecnologias como celulares, tablets e videogames podem indicar que as crianças não estão bem. Mas os eletrônicos podem sim ajudar no desenvolvimento e na educação dos pequenos. É isso que mostra a matéria do Portal BBel, com a participação do psicólogo Carlos Esteves, membro do NTCR-C.

Na matéria, Carlos explica que não existe uma idade certa para a família permitir o uso das tecnologias e que isso, na realidade, se trata de uma atividade natural e necessária. Os produtos eletrônicos podem trazer benefícios para crianças mais tímidas, por exemplo. Segundo ele, elas se sentem mais à vontade quando estão no “mundo virtual”. Além disso, é preciso reconhecer que as tecnologias podem ser utilizadas como recursos educacionais.

Os pais, claro, devem estar sempre atentos ao comportamento de seus filhos na Internet e ao uso de celulares, tablets e outros eletrônicos. “É o processo de construir a consciência da criança. Não basta apenas dar o acesso ao tablet ou ao computador. É preciso ensiná-las a lidarem com o conteúdo e entender porque o jogo atrai mais do que a leitura ou a rede social atrai mais do que assistir a um filme. Os pais devem ensinar aos filhos como fazer a seleção”, explicou Carlos.

A matéria completa pode ser lida aqui.

Anúncios