Liderança na infância

Quando um líder se torna um líder? Será que é possível identificar crianças com o espírito de liderança? Este foi o tema proposto na edição de outubro da Revista Liderança. A matéria contou com a contribuição do psicólogo e membro do NTCR-C, Carlos Esteves.

Para Esteves, toda criança nasce um líder em potencial. Mas não se trata de uma questão genética, e sim do produto de um grande processo de desenvolvimento. A liderança envolve, assim, diversas áreas do comportamento, sobretudo a sensibilidade da pessoa em relação ao ambiente. Muitas dessas áreas são desenvolvidas na escola. Por isso, segundo o psicólogo, é importante que as instituições educacionais estimulem a interação, a cooperação, a competição e o trabalho em grupo.

Não se pode negar que um líder possui algumas características fáceis de reconhecer: ele sabe expressar suas opiniões com clareza e assertividade, compartilha tarefas, assume riscos e possui uma resistência à frustração. No entanto, Esteves lembra que a liderança nunca é “comprada”, mas sim, conquistada.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

Anúncios