II Congresso Brasileiro de Terapia por Contingência de Reforçamento

congressoNos dias 17 e 18 de maio acontece em Campinas (SP) o II Congresso Brasileiro de Terapia por Contingência de Reforçamento e Encontro de Terapeutas Comportamentais.

Organizado por Hélio José Guilhardi e Patrícia Piazzon Queiroz, o Congresso contará com uma programação movimentada e com a participação de grandes nomes da Psicologia Comportamental. Entre os temas abordados estão implicações comportamentais causadas por acidentes de trabalho, esperança, superação e determinação, o fim de um (des)amor, terapia infantil, comportamentos sensoriais e comportamentos sensíveis, transtorno bipolar, processo de tomadas de decisão, e muitos outros. A programação completa pode ser acessada neste link.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de maio, diretamente no site oficial do evento.

Como funcionará o congresso

O II Congresso Brasileiro de Terapia por Contingência de Reforçamento e Encontro de Terapeutas Comportamentais conta com diversas modalidades de atividades:

– Como fazer:  o terapeuta atende ao vivo um “cliente”, simulando uma sessão de terapia. O cliente é outro terapeuta, que encenará recortes de atendimentos reais que realizou com um cliente seu.

– Debatendo controvérsias: Dois expositores apresentam análises a respeito de temas atuais controvertidos

– Vamos aprender: Serão ministrados Cursos sobre diferentes temas, ilustrados com exemplos da vida cotidiana e da prática clínica.

– Vamos pensar juntos: Processos terapêuticos complexos podem suscitar diferentes ângulos de análise e de intervenções.

– Posso orientá-lo: O terapeuta – em geral em início de atividade – ou aluno em estágio clínico apresenta para seu supervisor dados das sessões da terapia que vem conduzindo. A atividade tem por objetivo apresentar o processo de tomada de decisão do supervisor.

– Era difícil: Atividade essencialmente conceitual em que o professor exporá conceitos avançados do Behaviorismo Radical e da Análise do Comportamento.

– Reveja os princípios: Atividade na qual o expositor apresentará a definição de um princípio básico do comportamento e ilustrará sua ocorrência na clínica ou em episódios do cotidiano.

– Como fiz: Terapeuta apresenta o processo terapêutico de um caso clínico que atendeu, com ênfase no procedimento terapêutico utilizado; no raciocínio clínico que empregou.

– Que faço na primeira sessão: Serão apresentados vídeos e atividades de simulação ao vivo que representam dificuldades que ocorrem, frequentemente, nas primeiras interações entre terapeuta e cliente, em geral embaraçosas.

Acompanhamento terapêutico, vamos ajudar: Nessa atividade serão mostradas etapas de treinamento do AT e aplicação por eles de procedimento com clientes, através de vídeos e situações de simulação ao vivo.

Painéis: serão abertas inscrições para alunos e profissionais proporem apresentação de trabalhos na forma de Painéis ou de Exposição Oral.

Participe do evento!

Anúncios