Jornal Sinal Verde

Sinal Verde

A última edição do Jornal Sinal Verde, principal veiculo de informação do Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento de Campinas, traz uma série de temas importantes e interessantes para os psicólogos e interessados na área. O NTCR-C participou do jornal com a entrevista publicada aqui no blog sobre a mulher e a maternidade. A psicoterapeuta Thaís Barros Rocha fala do atual papel da mulher na sociedade, das várias funções que ela pode assumir e como fica o papel de mãe.

O jornal começa com um interessante artigo escrito por Sérgio Augusto, na Folha de S. Paulo, sobre as introduções de clássicos da literatura e como os autores exploram a introdução de seus livros. Há também uma entrevista com a psicóloga Caroline Mansur, que fala como entrou para o ITCR e outros aspectos pessoais. Seguindo a mesma linha, a psicóloga Lygia Ferreira Gomes Perchon também conta, em um artigo, o que faz além da profissão e como iniciou sua vida profissional.

Os leitores podem acompanhar, ainda, dicas culturais, com mostras de telas e filmes, e outros artigos interessantes. A história trágica do assassinato da menina Tayná também é retratada, com o foco na tortura que os suspeitos sofreram por parte dos policiais. O psicólogo e fundador do ITCR de Campinas, Hélio José Guilharde, retrata em uma crônica uma situação do dia a dia com uma reflexão sobre o comportamento das pessoas no trânsito.

Trazendo uma história emocionante, originalmente publicada na revista Veja, o jornal promove, ainda, a reflexão sobre a medicina e o papel e comportamento dos médicos e políticos em relação ao nosso sistema de saúde. “A face oculta do novo” é o título do ensaio sobre os dados de suicídios nos Estados Unidos, onde é interessante ver as situações que levam as pessoas a tomarem tal decisão.

Na última página os leitores podem mandar suas perguntas que elas sempre serão respondidas. Para conferir a edição completa é só acessar o link.

Anúncios