Você é supersticioso?

você é supersticioso sexta-feira 13Em dezembro, tivemos mais uma sexta-feira 13 de 2013 (a outra aconteceu em setembro). O Portal UOL aproveitou para fazer uma matéria sobre como as superstições mexem com a vida e com o comportamento das pessoas. A reportagem afirma que o ser humano, de forma geral, tem uma tendência ao comportamento supersticioso e que, muitas vezes, segue certos rituais – como não passar por debaixo de uma escada – sem saber suas origens. A pessoa apenas acredita que, se não respeitar tal crença, o pior poderá lhe acontecer.

Em entrevista ao UOL, Carlos Esteves, psicólogo e membro do Núcleo de Terapia por Contingências de Reforçamento de Curitiba (NTCR-C), destaca que as pessoas supersticiosas têm dificuldade para lidar com os eventos cotidianos. Neste sentido, um ritual pode ajudar a lidar com um acontecimento difícil. Porém, o perigo é quando a pessoa deixa-se levar completamente por essas crenças, chegando a um estado de alienação. Ou seja, a superstição não pode ser exagerada e competir com a razão.

“Quanto mais a pessoa entende os efeitos que as suas ações causam no ambiente, mais madura ela se torna. O comportamento supersticioso não considera as diferentes variáveis envolvidas nos acontecimentos do dia a dia”, afirma Carlos Esteves.

Você pode ler a matéria do UOL na íntegra clicando aqui.

Anúncios