A importância da qualidade de sono durante a vida escolar

qualidade de sono para criançasO jornal Gazeta do Povo publicou nesta terça-feira (25) uma matéria sobre a importância de uma boa qualidade de sono para o aprendizado escolar de crianças e adolescentes. O psicólogo Carlos Esteves, membro do NTCR-C, foi um dos entrevistados que ajudaram a explicar por que dormir bem é importante para a qualidade de vida.

A reportagem contou a história da adolescente Ana Carolina. Quando ela começou a estudar no período da manhã e, portanto, a acordar mais cedo, suas notas escolares caíram drasticamente. Além disso, a garota passou a apresentar um comportamento irritadiço e dores de cabeça frequentes. São vários os sinais de que o sono não vai bem, de acordo com o doutor em Neurociência Fernando Louzada, professor do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná: falta de apetite pela manhã, sonolência ao longo do dia, falta de concentração, hiperatividade, etc.

Como as escolas já têm seus horários padronizados, o segredo é fazer as crianças irem para cama o mais cedo possível. Para Carlos Esteves, o estudante não consegue perceber, no começo, os prejuízos de noites mal dormidas durante seu ciclo ativo. Porém, “com o passar dos dias, esse processo se torna crônico, ao ponto de afetar completamente o esforço dedicado aos estudos em alguns casos. Isto é: aquilo que foi aprendido na escola pode ser comprometido e podemos pensar em consequências nos estudos, na concentração e no desempenho escolar”, afirma Esteves.

A matéria completa pode ser lida no site da Gazeta do Povo.

Anúncios