O que vem depois da promoção profissional?

promoção profissionalO sonho de qualquer profissional é se destacar na empresa onde atua e conquistar uma promoção, ou seja, novos cargos e funções. Para isso, preparam-se com cursos, especializações e, claro, muita dedicação. E o que acontece depois da tão sonhada promoção? Quais são os desafios? A Gazeta do Povo publicou ontem, 30, uma matéria sobre o tema com a participação do psicólogo Carlos Esteves, membro do NTCR-C.

Para especialistas, o profissional deve, em primeiro lugar, se preparar para assumir um novo cargo, sobretudo quando este é de chefia, pois ser chefe não é fácil. Um dos segredos é saber se relacionar com as pessoas. Para Carlos Esteves, “é justamente o relacionamento com os outros que vai fazer a diferença para quem provou que tem o desempenho técnico e é escolhido para conduzir o trabalho de uma equipe. Detalhes de interação entre as pessoas sinalizam capacidade de se relacionar. Deter essa capacidade, aliada ao conhecimento técnico, torna muito mais provável que o escolhido obtenha sucesso na nova função”.

Na prática, o profissional promovido deve entender quais são as expectativas da empresa e saber como administrar possíveis conflitos. Uma alternativa é conversar com quem já passou por este tipo de situação e buscar, também, ajuda de profissionais para que se possa aprender a lidar com os feedbacks – positivos ou negativos. E não perder, claro, os valores pessoais.

Leia a matéria completa no site da Gazeta do Povo.

 

 

Anúncios