Jornal Sinal Verde no ar

jornal sinal verde maioA edição de número 76 do Sinal Verde, publicação do ITCR-Campinas, já pode ser acessada online. Nela, o professor Hélio Guilhardi lembra que maio é “a primavera da Análise do Comportamento”, pois já é tradição que neste mês comecem as já tradicionais Jornadas da Análise do Comportamento. Guilhardi também aproveita para falar um pouco sobre a obra do filósofo Spinoza. O jornal também traz uma crônica do escritor João Ubaldo Ribeiro para os leitores refletirem sobre a questão do racismo.

O Sinal Verde traz, ainda, um texto interessante da jornalista Brenda Fucuda. Ela era repórter da Veja há 20 anos e cobriu o escândalo da Escola Base, na qual um professor foi acusado de abusar sexualmente de uma criança de 4 anos. Praticamente todas as TVs e jornais da época acreditaram na versão dos pais, sem apurar direito a história e ouvir o outro lado – dois erros graves no jornalismo. Posteriormente, foi comprovado que não houve nenhum tipo de abuso e ficou a grande lição para o jornalismo brasileiro.

O periódico do ITCR-C também traz entrevistas com a psicóloga Raquel Deperon, que fala sobre sua carreira, e com a psicóloga Priscila Ribeiro Manzoli, que conta sobre o seu hobby – as atividades manuais. Além delas, Renata Cristina Gomes fala sobre terapia comportamental infantil na perspectiva da TCR.

E não acaba por aí: ainda há um texto bastante interessante sobre como combater a obesidade, um tira-dúvidas sobre contingência de reforço negativo. E, bem especial, uma série de cordéis sobre a nova ortografia, todos da Literatura de Cordel, presentes recebidos pelo Dr. Helio Guilhardi em sua visita a Aracaju.

Acesse aqui o Sinal Verde e boa leitura!

 

Anúncios