Os benefícios de sorrir

importância de sorrirO sorriso é muito mais do que o nosso cartão de visitas. Diversas pesquisas mostram que o sorriso alivia dores – físicas e emocionais, além de aumentar a autoestima e reduzir o estresse. E esse foi o assunto do programa Revista Curitiba, da ÓTV, no último dia 3. Participaram do bate-papo o psicólogo Carlos Esteves, membro do NTCR-C, o dentista Eduardo Gurkewicz, e as atrizes Luana Roloff e Etti Nandes.

Durante a conversa, Esteves explicou que é muito mais fácil se aproximar de uma pessoa que está sorrindo, afinal, quando o outro sorri já nos provoca uma sensação de bem-estar.

Os participantes conversaram, também, sobre a felicidade. Todos afirmaram que o que existe, na realidade, são momentos felizes. Para Esteves, felicidade é a somatória de momentos de alegrias e lembrar dessas experiências é sempre muito positivo.

O psicólogo também destacou que as histórias de vida são construídas e que, junto com elas, vêm os momentos de felicidade (junto, obviamente, com os de dificuldade). O importante é escolher ser feliz. Além disso, Esteves esclareceu que a autoestima é poder expressar o sorriso e que, com isso, a reação da audiência – do outro – muda. “A felicidade contagia. Quando a gente fala em autoestima, dizemos que o indivíduo é importante como um todo. Quando ele expressa um sorriso, que é retribuído, ele se sente realizado. Por isso o sorriso é tão importante para a autoestima”, completou.

Você pode assistir o programa na íntegra na internet, no site da ÓTV.

Anúncios