Jornal Sinal Verde – Edição 77

jornal sinal verdeA edição 77 do Jornal Sinal Verde já está no ar. Como não poderia ser diferente por esses dias, a Copa do Mundo também é pauta nesta edição do periódico do Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento de Campinas (ITCR). Em seu editorial, o professor Helio Guilhardi fala sobre como o futebol é capaz de alterar nossos comportamentos e sentimentos por um controle de estímulos forte. Guilhardi explica como as regras do confronto incluem esquemas de reforçamento, que se tornam ainda mais fortes quando uma determinada equipe chega à fase eliminatória. Ele também descreve como uma partida de futebol pode ser conceituado como uma linguagem comportamental. O professor fala, ainda, sobre como a incerteza equivale à paixão pelo futebol. Ele cita como exemplo a derrota do Brasil para a Alemanha, na semifinal. Mesmo com um resultado tão imprevisível, os brasileiros continuam amando o esporte e até escolheram outra seleção para torcer na final.

Outros assuntos, claro, também estão no Sinal Verde. Entre eles, está o mito de Apogeu e Dafne (o qual pode ser lido na versão de Olvídio, do clássico da Antiguidade Clássica “Metamorfoses”) e a explicação, bastante didática, sobre o conceito de estímulo discriminativo. Há também o texto de O Estado de S.Paulo de 1º de junho de 2014, o qual conta a história de um professor iraniano que raspou a cabeça em solidariedade a um aluno que sofre de uma doença autoimune e era vítima de bullying. Há, ainda, outro texto, este da Folha de S.Paulo, que traz uma reflexão sobre a polêmica Lei da Palmada.

O ITCR também responde à dúvida do leitor. Nesta edição, a dúvida da leitora Bárbara Maíra da Costa é sobre a separação didática de antecedente, resposta e consequente.

O Sinal Verde também traz as já tradicionais entrevistas. Os entrevistados desta vez são os psicólogos Rodolfo da Silva Hipólito, que fala sobre sua relação com a psicologia e seus gostos em Literatura e Cinema, e  Márcia Silva Luciano Carvalho, que conta sobre sua paixão por costura e trabalhos manuais.

Esses e outros temas estão na edição 77 do Sinal Verde. Para ler a versão completa do jornal, clique aqui. E boa leitura!

 

Anúncios