Mulheres-alfa e a dificuldade para encontrar um parceiro

mulher alfaVocê sabe o que é uma mulher-alfa? De acordo com a matéria “Por que mulheres-alfa têm dificuldades para encontrar um parceiro?”, publicada pelo portal IG, o termo designa aquelas que romperam com o conceito do homem provedor e assumiram papéis de liderança no âmbito pessoal e profissional. Porém, este novo comportamento faz com que as mulheres com esta postura encontrem dificuldades de encontrar um parceiro que aceite seu padrão de vida.

A matéria conta a história da empresária Cristiane Oliveira, 45 anos. Cristiane viveu um casamento que não deu certo, segundo ela, porque ambos tinham uma personalidade forte. “Ele é europeu e extremamente machista. Tudo o que eu dizia soava como uma ordem, que eu era mandona. Eu podia liderar fora [na minha empresa], mas tinha que me deixar ser liderada dentro de casa”, contou à reportagem do IG.

O psicólogo Carlos Esteves, membro do NTCR-C, também foi entrevistado. Para ele, uma mulher que preza a independência deve se fazer três perguntas quando pensar que não conseguirá encontrar um parceiro. São elas: quanto sou tolerante à frustrações?quanto estou suscetível ao controle exercido pelo parceiro? e quanto estou disponível ao relacionamento?. Esteves defende também que o sucesso de uma relação amorosa para mulheres com esta personalidade não depende somente dela, mas do outro membro do casal também – como todas os relacionamentos amorosos.

“A submissão não era boa no passado para a mulher e não é boa agora para o homem. Eu devo pensar que se eu cedo, o outro também cede. Atender desejos e anseios do outro não significa que sou fraco, mas sensível ao outro”, explicou.

A reportagem completa, assinada pela jornalista Carolina Garcia, pode ser lida clicando aqui.

 

Anúncios